• Foto do escritorDr Marden Marinha

Luto

O luto é considerado uma reação esperada e normal diante da vivência de uma perda de algo ou pessoa significativa, sendo o processo do luto necessário para que a pessoa que sofreu a perda possa se adaptar ao que fora perdido.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Durante a experiência do luto podemos dizer que existam oscilações entre o processo de luto, que é direcionado para a perda, e o processo de restauração, relacionado as atividades da vida diária do indivíduo, da reorganização de sua vida.

Durante o processo do luto podem ocorrer reações físicas, intelectuais, emocionais, sociais e espirituais; que podem se manifestar desde sintomas como alterações do sono, exaustão, tristeza, culpa até o questionamento de sua própria fé.

Caso a dinâmica de oscilações seja perdida e o processo tenha se concentrado na perda podemos ter caracterizado o luto complicado.

Nesse caso, a existência de manutenção do sofrimento e a ocorrência de disfunções a níveis social, profissional e outras áreas da vida da pessoa podem demandar a necessidade de tratamento médico.

O luto é uma situação estressora que todos enfrentam ao longo de nossas vidas, entretanto, podem existir momentos que sintomas emocionais e comportamentos gerados pelo luto exijam assistência profissional. Caso isso ocorra, busque ajuda de um médico psiquiatra, ele pode te ajudar nesse processo!

Por Dr Marden Marinha

Médico Psiquiatra • CRM RJ 65.936-3 / RQE 33132