Disponibilizamos aqui algumas perguntas frequentes, mas gostaríamos de te convidar a participar, de forma coletiva, na construção dessa coletânea de perguntas e respostas.

Como participar? Basta clicar no botão abaixo e enviar sua pergunta para nós. Se ela for solicitada por mais vezes por outras pessoas a adicionaremos aqui com a resposta. E aí, vamos participar?

Perguntas frequentes

Qual diferença de psiquiatra, psicólogo e psicanalista?


PSIQUIATRA O psiquiatra é o médico especialista que trata dos transtornos mentais e comportamentais. Como médico ele é responsável pelo diagnóstico e tratamento desses transtornos como depressão, ansiedade, bipolar, esquizofrenia, compulsão alimentar, dentre outros. O tratamento pode consistir em uso de medicamentos e aplicação de medidas biopsicossocias como a psicoterapia.
PSICÓLOGO
São profissionais graduados em psicologia, que tratam de processos mentais e comportamentais do indivíduo com foco na interação em suas relações sociais e ambientais. Ao psicólogo cabe a utilização de várias técnicas, como a terapia cognitiva comportamental, e áreas possíveis de atuação, como a psicologia clínica, hospitalar, social dentre outras. Ao psicólogo é vedado a prescrição de medicamentos. PSICANALISTA
A psicanálise é um campo de conhecimento clínico e investigação que foi desenvolvido pelo médico Sigmund Freud.
Esse método é embasado na interpretação, pelo psicanalista ou analista, do inconsciente e produções imaginárias do paciente com objetivo de equilibrar o “eu” com seus questionamentos internos e os problemas do mundo.
O psicanalista pode ter formação livre, não sendo necessária uma formação base específica. Assim, não há necessidade do psicanalista ser médico ou psicólogo.




O que é TCC - Terapia Cognitiva Comportamental ?


TCC
A terapia cognitiva comportamental – TCC tem diversas formas de atividades e atuação clínica. Ela se baseia na cognição (conteúdo do pensamento e processos envolvidos no pensar) e nos pensamentos automáticos (pensamentos breves e automáticos que surgem inesperadamente). Ela busca a interpretação de distorções cognitivas pelo paciente, para que ele possa corrigir pensamentos e melhorar clinicamente. O objetivo da TCC é melhor adaptação do indivíduo, reduzindo seus sintomas. Podem utilizar dessa técnica psiquiatras e psicólogos.