• Dr Marden Marinha

TOC - Transtorno obsessivo-compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões podem ser descritas como pensamentos, impulsos ou imagens que invadem a mente do indivíduo e causam desconforto e sofrimento. Na tentativa de aliviar o sofrimento ocasionado pelas obsessões podem ocorrer as compulsões, que se expressam por atos motores e/ou mentais ritualizados, repetitivos, estereotipados, ocupam tempo do indivíduo ou causam sofrimento significativo, atrapalhando o funcionamento social, profissional ou outras atividades do indivíduo.



Além das obsessões e compulsões, o paciente com TOC também pode apresentar um comportamento de evitação, de esquiva. Essa é uma estratégia do indivíduo para diminuir os sintomas do TOC, buscando se afastar do contato com um estímulo considerado aversivo por ele como, evitar apertar as mãos ou usar banheiros públicos para que não tenha sintomas de contaminação e limpeza.


Os sintomas do TOC são bastante variados, resultando numa diversidade de apresentações clínicas. Pode-se citar como principais conteúdos: contaminação e limpeza; simetria e organização; obsessões relacionadas a agressão; acumulação; rituais de verificação; obsessões sexuais e religiosas.


Em tempos de pandemia pelo COVID-19, o medo de contaminação pelo novo coronavírus é algo compartilhado por muitos de nós. A incerteza e ansiedade geradas pela situação que estamos vivendo pode expor de forma mais intensa atividades relacionadas a limpeza e descontaminação, até certo ponto aceitáveis para o momento. Entretanto, se esses pensamentos causam sofrimento intenso, são estímulos a rituais de limpeza de difícil controle ou, de alguma forma, causam sofrimento, pode ser que estejamos frente a um quadro de TOC precipitado pela pandemia.


Não espere, busque ajuda de um profissional especializado. O diagnóstico do TOC é realizado de forma clínica, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais e de imagem, salvo na suspeita de alguma condição médica ou efeitos fisiológicos de uma substância.


O tratamento do TOC é realizado, basicamente, através da utilização de medicações e da terapia cognitiva comportamental (TCC). O objetivo visa a redução de sintomas, tendo em vista o curso do transtorno obsessivo-compulsivo ser crônico, com períodos de melhora e de piora.


Seja seu melhor amigo, busque ajuda profissional e cuide de sua mente.


#DrMardenMarinha #psiquiatria #TOC #maniadelimpeza #obsessivo #compulsivo







26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo